• Turi Collura Google Plus
  • Turi Collura Twitter
  • Turi Collura Facebook

Artigos

02/05/2008 - Improvisação e melodia

As Escalas da Menor Melódica


Nessa edição falarei das escalas derivadas pela escala menor melódica. Quando falo em "escalas derivadas" estou me referindo ao que, às vezes, chamamos de "modos" ou "escalas modais" (tomo um certo cuidado, nesse sentido, pois modalidade é algo diferente do que fazemos ao utilizar essas escalas em âmbito tonal; assim, prefiro chamar as escalas de "derivadas"). A escala menor melódica é chamada, também, de escala menor melódica real, e outras vezes de escala menor jazz, devido ao grande uso que os jazzistas fazem dela desde o final da década de 1940.


Cadastre-se e receba novidades sobre as novas publicações.

Loja Virtual

Rítmica e Levadas Brasileiras Para o Piano

Novos conceitos para a rítmica pianística.


Visite a Loja

Agende seu Curso



Leve um curso ou uma oficina com Turi Collura até a sua cidade. Veja como é fácil.


Agendar curso

Aulas Online



Revolucione seu jeito de aprender música! Seu crescimento ao alcance de um clique!


Saiba mais

Cadastre-se para ser informado sobre novas publicações e novidades.

Em destaque

Fábio Torres

" Parabéns pelo seu CD "Interferências" e pelo livro de Rítmica que me deu durante o Festival de Música de Curitiba. Gostei muito!! Um abraço grande!! "

Sérgio Sciotti

" Aqui vai minha profunda admiração pelo Turi Collura, não só como músico de primeira linha, mas também como ser humano, sempre aberto ao diálogo e com idéias que vão além do simples instrumento, o piano. Seu método "rítmica e levadas..." sintetiza, com muita propriedade, os anseios de muitos pianistas que buscam um aprimoramento rítmico em seus mais diversos trabalhos. Este método é uma referência para aqueles que querem crescer musicalmente, sugerindo padrões rítmicos dos mais variados, com extremo bom gosto e qualidade. Tenho contato com muitos músicos e professores de música que sempre me perguntaram sobre métodos de levadas de mão esquerda, linha de baixo com acordes na direita, ou seja, como acompanhar um instrumento ou uma voz em duos, etc. Hoje já tenho esta resposta: TURI COLLURA. Parabéns, muito sucesso para você e obrigado por colaborar de forma grandiosa para o desenvolvimento musical em nosso país! "

Depoimentos

Depoimentos

Por: Franco Cerri - Guitarrista italiano e Vice-Diretor da Escola de Jazz em Milão (Itália)

"Turi Collura é sem dúvida um mestre brilhante, criativo e inovador. Baseando sua prática em um conhecimento consolidado, tanto no que diz respeito aos elementos tradicionais da música, bem como do jazz e da música popular, Turi consegue trazer os assuntos para a realidade moderna, tornando-os cativantes. Parabéns !!!"




Por: Por: Valéria Forte - Diretora Executiva da Editora Som/CAEM

"Nos conhecemos num daqueles dias em que nada acontece por acaso. Mas a sensação era de já sermos amigos de longa data. Acompanhando a trajetória de sucesso na área educacional, é visível o seu crescimento, comprometimento e envolvimento com a música e com o ensino! 

P.S. seu CD Conversa na Vila é delicioso, já mandei para Nova Yorque!"




Por: Por: Sérgio Sciotti - Pianista e Professor de música - SP

"Muito sucesso para você e obrigado por colaborar de forma grandiosa para o desenvolvimento musical em nosso país!"

 



Por: Por: Phil DeGreg - Jazz pianist and Professor - EUA

"I just want you to know how much I love your book! You must be a marvelous teacher!"




Por: Por: Fábio Torres - Pianista - SP

Parabéns pelo seu CD "Interferências" e pelo livro de Rítmica que me deu durante o Festival de Música de Curitiba. Gostei muito!! Um abraço grande!!




Por: John Lester - Saxophonist

With the typical posture of the great musicians, Turi is moderate, almost humble, observant and attentive. His apparent simplicity reflects the awareness that the music - and jazz in particular - is in fact a perpetual challenge, where creativity and intelligence have little value when there is no feeling.



Exibir todos