• Turi Collura Google Plus
  • Turi Collura Twitter
  • Turi Collura Facebook

Pianista, compositor e arranjador, Turi Collura mora estavelmente no Brasil desde 2002, onde acumula extensa carreira nas qualidades de instrumentista e educador musical. Graduo-se na Itália em Disciplinas da Música com ênfase em educação musical (Universidade de Bolonha) e na Escola Cívica de Jazz (Milão). 


É diretor pedagógico e professor dos cursos de música online www.terradamusica.com.br

Turi é autor do método em 2 Volumes "Improvisação: práticas criativas para a composição melódica na música popular", publicado pela editora Irmãos Vitale, hoje considerado um verdadeiro best seller editorial, e referência bibliográfica em diversas instituições e universidades do país.

Publicou, em 2009, o método "Rítmica e levadas brasileiras para o piano", em livro e Dvd.

Em outubro de 2013 lançou seu quarto livro: "Piano Bossa Nova: método progressivo" (livro + Dvd). O método está traduzido para o inglês e em fase de publicação nos EUA.

Como professor, lecionou de 2003 a 2012 na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), onde coordenou o Departamento de Música Popular, por ele co-fundado. Ministrou as disciplinas Harmonia, Improvisação, Piano Popular, Prática de Conjunto e História e Estética do Jazz. 

Acumula passagens como educador por diversas instituições no Brasil (FASM-Faculdade Santa Marcelina-SP; Conservatório Souza Lima-SP; Conservatório de Música de São João del Rei-MG; TKT Musical-SP; UFES-Universidade Federal do ES; CAEM-SP; Instituto Musical Márcia Couto, Maringá-PR; Intermezzo, São Paulo-SP; Escola de Música Rafael Bastos, Florianópolis-SC; Instituto Musical Souza & Muzir, Serra-ES, entre outras); UFMA (Universidade Federal do Maranhão), FAMES Faculdade de Música do Estado- ES; Escola de Música Lilah Lisboa em São Luiz do Maranhão/MA; Escola Projeto Sonoro Guarulhos-SP; Conservatório de Música de Uberaba-MG; Festivais (Festival de Música de Curitiba-PR; Festival de Música de Itajaí-SC; Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins-ES) Congressos (CAEM-SP) e instituições estrangeiras (Campbellsville University of Music-Kentucky/EUA; School of Music at University of Louisville-Kentucky/EUA; Escola Cívica de Jazz- Milão; Scenario Pubblico-Catania) entre outras.

Atua como professor em alguns Cursos de Extensão e Pós-Graduação (Pós-graduação em "Pianista Acompanhador" pela Alpha Cursos nas cidades de Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis; Pós-graduação em Música Popular pela Univali, Itajaí - SC). Coordena a Pós-graduação em "Didática da Música Popular" pela Alpha Cursos.

É Mestre pela UFES, Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e pós-graduado pela mesma instituição (2007).

Atualmente, é colunista da revista digital Teclas e Afins.

Foi colunista da revista Teclado e Piano de 2006 até a última edição (2009). Também publicou artigos nas revistas No Tom e Roland Brasil.

Ativo como pianista e compositor, produziu em 2007 seu primeiro CD autoral "Interferências", gravado no Rio de Janeiro, com músicos de renome internacional (Nelson Faria, Ney Conceição, Daniel Garcia e Rafael Barata, Daniel Dias, entre outros). O CD foi recentemente publicado no Japão, contendo duas faixas "bonus".

Em 2011 lançou seu segundo CD, "Conversa na Vila", uma homenagem a Noel Rosa, que teve a participação do grupo carioca Arranco de Varsóvia e de outros músicos de renome (Domingos "Bilinho" Teixeira, Zé Luiz Maia, Márcio "Hulk", Joana Queiroz, Andrea Ernest, Edu Szajnbrum, João Schmid, Neusinha Escorel, Marcelo Escorel).

No final de 2008 idealizou e produziu o espetáculo "Cartoons em Jazz", que reune música, teatro e projeções video, apresentando-se em Vitória (Projeto Luzes e Aplausos do Teatro do SESI; Programação Cultural das prefeituras de Vitória, Serra e Vila Velha; Spírito Jazz) e no Rio de Janeiro (Cinematéque). O espetáculo "Cartoons em Jazz" foi eleito por um juri do jornal A Gazeta entre os melhores shows de 2008, junto a Ney Matogrosso, Hamilton de Holanda, Paralamas e Titãs.

Em julho de 2011, na Câmara Municipal de Vitória, recebe a Comenda "Maurício de Oliveira" para a "Honra ao Mérito", pelos serviços prestados à população capixaba.

Em 2018 lança seu novo método "O Piano Brasileiro" (livro+Vídeos+Áudio) para a aprendizagem dos principais ritmos brasileiros ao piano.

É membro da IASJ, International Association of Schools of Jazz.   

Ministra oficinas e workshops em várias instituições brasileiras e internacionais.


(Veja, também, o  Release artístico e o currículum dos principais trabalhos na área da educação musical e das apresentações mais relevantes).