• Turi Collura Google Plus
  • Turi Collura Twitter
  • Turi Collura Facebook

Notícias

23/05/2013 -

Oficinas na EMEM, em São Luiz do Maranhão

Turi volta a São Luiz do Maranhão, nas oficinas organizadas pela EMEM, Escola de Música do Estado do Maranhão "Lilah Lisboa de Araújo", nos dias de 04 a 07 de junho de 2013.


- De manhã acontece a Oficina de Harmonia, Improvisação e Composição Melódica, de 8:30 a 11:30, dividida nos níveis básico e avançado.


- De tarde é a vez da Oficina de Piano Popular e Jazz, de 14:30 a 17:30.


Com o apoio do Governo do Estado do Maranhão e da Partner Engenharia e Tecnologia. 

Inscrições: (098) 3218-9941



Sobre a escola:

Criada há 35 anos através do Decreto Lei 5.267, de 21/07/74, e inaugurada em 13/05/74, a Escola de Música do Estado do Maranhão "Lilah Lisboa de Araújo" é uma instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura. Após ter funcionado em três prédios diferentes (dos quais só o terceiro era próprio), desde o dia 18 de Abril de 2001, passou a ter como endereço um sobrado do século XVIII, situado na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís, ex-residência da professora de piano Lilah Lisboa de Araújo, que empresta seu nome à Escola.


Restaurado para abrigar a EMEM, o prédio foi equipado com salas de aula e um auditório de 180 lugares, acusticamente tratados e climatizados. E para atender à grande demanda, foi acrescido de um anexo: o prédio vizinho que, interligado ao principal, também foi dotado de salas de aulas e uma sala de ensaios. Além disso, os alunos e professores contam com um estúdio de gravação e mixagem inaugurado em novembro de 2002 em um prédio igualmente restaurado e adaptado na Fonte do Ribeirão, destinado à gravação de produções próprias e principalmente à preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

Instituição de ensino público de música do Estado, a EMEM oferece cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação e possibilita a formação de Técnicos em Música (Habilitação em Instrumento ou Canto Lírico). Funcionando nos três turnos, atende a crianças, jovens e adultos que recebem aulas práticas e teóricas em disciplinas como História da Música, Harmonia, Percepção Musical etc, oferecidas semestralmente. O ingresso é feito mediante processo seletivo previamente divulgado.


Nestes 35 anos, a EMEM tem exercido um papel fundamental na vida musical maranhense, preparando várias gerações de músicos e arte educadores que hoje, atuam em diferentes áreas. Seja na música chamada erudita ou na popular, no magistério ou condução de grupos vocais e instrumentais, tem fornecido profissionais aos mais diversos segmentos musicais, suprindo a falta que, outrora, havia de Cursos de Formação Superior no Estado e que foi superada com as recentes criações dos Cursos de Licenciatura  em Música, nas Universidades Estadual e Federal, respectivamente. E mesmo aqueles que não iniciaram seus estudos na Escola ou não fazem parte do seu corpo discente, têm sido beneficiados com a oportunidade de reciclagem e aperfeiçoamento, que ela oferece através de suas "Semanas",  Cursos, Seminários, Workshops, Exposições Didáticas, entre outros, sem falar nos incontáveis Concertos e Recitais realizados ao longo de todo o ano, sempre gratuitos e abertos à comunidade.


Loja Virtual

Rítmica e Levadas Brasileiras Para o Piano

Novos conceitos para a rítmica pianística.


Visite a Loja

Agende seu Curso



Leve um curso ou uma oficina com Turi Collura até a sua cidade. Veja como é fácil.


Agendar curso

Aulas Online



Revolucione seu jeito de aprender música! Seu crescimento ao alcance de um clique!


Saiba mais

Cadastre-se para ser informado sobre novas publicações e novidades.

Em destaque

Fábio Torres

" Parabéns pelo seu CD "Interferências" e pelo livro de Rítmica que me deu durante o Festival de Música de Curitiba. Gostei muito!! Um abraço grande!! "

Sérgio Sciotti

" Aqui vai minha profunda admiração pelo Turi Collura, não só como músico de primeira linha, mas também como ser humano, sempre aberto ao diálogo e com idéias que vão além do simples instrumento, o piano. Seu método "rítmica e levadas..." sintetiza, com muita propriedade, os anseios de muitos pianistas que buscam um aprimoramento rítmico em seus mais diversos trabalhos. Este método é uma referência para aqueles que querem crescer musicalmente, sugerindo padrões rítmicos dos mais variados, com extremo bom gosto e qualidade. Tenho contato com muitos músicos e professores de música que sempre me perguntaram sobre métodos de levadas de mão esquerda, linha de baixo com acordes na direita, ou seja, como acompanhar um instrumento ou uma voz em duos, etc. Hoje já tenho esta resposta: TURI COLLURA. Parabéns, muito sucesso para você e obrigado por colaborar de forma grandiosa para o desenvolvimento musical em nosso país! "

Depoimentos

Depoimentos

Por: Franco Cerri - Guitarrista italiano e Vice-Diretor da Escola de Jazz em Milão (Itália)

"Turi Collura é sem dúvida um mestre brilhante, criativo e inovador. Baseando sua prática em um conhecimento consolidado, tanto no que diz respeito aos elementos tradicionais da música, bem como do jazz e da música popular, Turi consegue trazer os assuntos para a realidade moderna, tornando-os cativantes. Parabéns !!!"




Por: Por: Valéria Forte - Diretora Executiva da Editora Som/CAEM

"Nos conhecemos num daqueles dias em que nada acontece por acaso. Mas a sensação era de já sermos amigos de longa data. Acompanhando a trajetória de sucesso na área educacional, é visível o seu crescimento, comprometimento e envolvimento com a música e com o ensino! 

P.S. seu CD Conversa na Vila é delicioso, já mandei para Nova Yorque!"




Por: Por: Sérgio Sciotti - Pianista e Professor de música - SP

"Muito sucesso para você e obrigado por colaborar de forma grandiosa para o desenvolvimento musical em nosso país!"

 



Por: Por: Phil DeGreg - Jazz pianist and Professor - EUA

"I just want you to know how much I love your book! You must be a marvelous teacher!"




Por: Por: Fábio Torres - Pianista - SP

Parabéns pelo seu CD "Interferências" e pelo livro de Rítmica que me deu durante o Festival de Música de Curitiba. Gostei muito!! Um abraço grande!!




Por: John Lester - Saxophonist

With the typical posture of the great musicians, Turi is moderate, almost humble, observant and attentive. His apparent simplicity reflects the awareness that the music - and jazz in particular - is in fact a perpetual challenge, where creativity and intelligence have little value when there is no feeling.



Exibir todos