• Turi Collura Google Plus
  • Turi Collura Twitter
  • Turi Collura Facebook

Notícias

18/12/2010 -

Novo CD

Chega o novo trabalho de Turi, "Conversa na Vila", que traz uma leitura atual, assim como original, de dez composições do grande Poeta da Vila, Noel Rosa.


Confira aqui a crítica de Rogério Coimbra:



TURI COLLURA CONVERSA COM NOEL

 

"Não sou kardecista mas já consultei alguns por vários episódios curiosos que ocorreram comigo relacionados a Noel Rosa. Minha infância foi farta das execuções de suas músicas pelo meu pai, num estilo especial de tocar violão, valorizando os bordões. E não havia trégua então para rodar o famoso 10 polegadas cuja capa era um desenho de Di Cavalcanti. Confesso que houve um hiato nessa minha relação com Noel. Reencontrei-o intensamente há uns 20 anos e essa intensidade exacerbou-se quando saiu "Noel Rosa Uma Biografia", de João Máximo e Carlos Didier e de quebra "Noel Pela Primeira Vez", uma coletânea de 14 Cds com tudo de Noel organizada por Omar Jubran. Aí então surgiram mais fatos ligados ao compositor que prefiro chamar de fenômenos, cujos detalhes quero ocultar. Consultei minha amiga, poeta e cantora Madu, kadercista, e ela confirmou alguns episódios; aliás ela foi uma das pioneiras em shows-homenagem a Noel de uns 10 anos para cá. E tudo que se relacione a Noel Rosa sou sempre movido a observar.

 

Agora me surge um italiano a levar um papo com Noel. Já disse antes, a sensação que tenho é que Noel está vivo, sempre no meio de nós. Turi Collura, há oito anos apenas no Brasil, declara seu amor à música desse gênio carioca e o faz com merecida lisura ao lançar o CD "Conversa Na Vila", nada de conversa fiada ou conversa pra boi dormir. Ao contrário. Com esmerada produção, direção e arranjos de Paulo Malaguti Pauleira, Turi deixa de lado sua virtuose pianística para sentar-se à mesa de um botequim, ao lado de sua companheira Neusinha Escorel, cuja participação vocal, através de um delicado timbre, nos remete a uma atmosfera belle époque bem típica de cem anos atrás, quando nasceu o cronista do samba. Há participações especiais como a do excelente grupo Arranco de Varsóvia num samba-rap-maxixado, o "Seja Breve", a do competente João Schmid em "Cem Mil Réis", e a bem humorada interpretação de Marcello Escorel em "Tarzan", essas duas compostas com Vadico.

Somam-se ao repertório "Quem Ri Melhor", "Mentir", "Cidade Mulher", num saboroso arranjo funkeado,"Filosofia", com parceria de André Filho, "Fita Amarela" e "Até Amanhã". Vale registrar a competência dos músicos Domingos Teixeira (violão), Márcio Hulk (cavaco), Zé Luiz Maia (baixo), Joana Queiroz (clarinete), Andrea Ernest (flauta), Edu Szajnbrum (percussão) e as vozes de Andrea Dutra, Cacala Carvalho, Paulo Malaguti Pauleira e do próprio Collura.

 

Genuína e legítima homenagem de Turi Collura ao amado e venerado poeta da Vila. O italiano rende na verdade um tributo à alma do povo brasileiro que por certo o bem acolheu nesta paisagem tropical. Algum santo repousou sobre si. Seria Papai Noel?

 

Deixei para o final o registro da última faixa, a única instrumental: a dolente "Último Desejo", a minha preferida. É justo que num espírito melancólico tão igual criada pelo poeta, Collura expresse sua devoção, numa interpretação capaz de bem traduzir uma separação de amor, uma despedida, bem ao estilo de  Noel. "Conversa Na Vila", é papo firme".

 

Loja Virtual

Rítmica e Levadas Brasileiras Para o Piano

Novos conceitos para a rítmica pianística.


Visite a Loja

Agende seu Curso



Leve um curso ou uma oficina com Turi Collura até a sua cidade. Veja como é fácil.


Agendar curso

Aulas Online



Revolucione seu jeito de aprender música! Seu crescimento ao alcance de um clique!


Saiba mais

Cadastre-se para ser informado sobre novas publicações e novidades.

Em destaque

Fábio Torres

" Parabéns pelo seu CD "Interferências" e pelo livro de Rítmica que me deu durante o Festival de Música de Curitiba. Gostei muito!! Um abraço grande!! "

Sérgio Sciotti

" Aqui vai minha profunda admiração pelo Turi Collura, não só como músico de primeira linha, mas também como ser humano, sempre aberto ao diálogo e com idéias que vão além do simples instrumento, o piano. Seu método "rítmica e levadas..." sintetiza, com muita propriedade, os anseios de muitos pianistas que buscam um aprimoramento rítmico em seus mais diversos trabalhos. Este método é uma referência para aqueles que querem crescer musicalmente, sugerindo padrões rítmicos dos mais variados, com extremo bom gosto e qualidade. Tenho contato com muitos músicos e professores de música que sempre me perguntaram sobre métodos de levadas de mão esquerda, linha de baixo com acordes na direita, ou seja, como acompanhar um instrumento ou uma voz em duos, etc. Hoje já tenho esta resposta: TURI COLLURA. Parabéns, muito sucesso para você e obrigado por colaborar de forma grandiosa para o desenvolvimento musical em nosso país! "

Depoimentos

Depoimentos

Por: Franco Cerri - Guitarrista italiano e Vice-Diretor da Escola de Jazz em Milão (Itália)

"Turi Collura é sem dúvida um mestre brilhante, criativo e inovador. Baseando sua prática em um conhecimento consolidado, tanto no que diz respeito aos elementos tradicionais da música, bem como do jazz e da música popular, Turi consegue trazer os assuntos para a realidade moderna, tornando-os cativantes. Parabéns !!!"




Por: Por: Valéria Forte - Diretora Executiva da Editora Som/CAEM

"Nos conhecemos num daqueles dias em que nada acontece por acaso. Mas a sensação era de já sermos amigos de longa data. Acompanhando a trajetória de sucesso na área educacional, é visível o seu crescimento, comprometimento e envolvimento com a música e com o ensino! 

P.S. seu CD Conversa na Vila é delicioso, já mandei para Nova Yorque!"




Por: Por: Sérgio Sciotti - Pianista e Professor de música - SP

"Muito sucesso para você e obrigado por colaborar de forma grandiosa para o desenvolvimento musical em nosso país!"

 



Por: Por: Phil DeGreg - Jazz pianist and Professor - EUA

"I just want you to know how much I love your book! You must be a marvelous teacher!"




Por: Por: Fábio Torres - Pianista - SP

Parabéns pelo seu CD "Interferências" e pelo livro de Rítmica que me deu durante o Festival de Música de Curitiba. Gostei muito!! Um abraço grande!!




Por: John Lester - Saxophonist

With the typical posture of the great musicians, Turi is moderate, almost humble, observant and attentive. His apparent simplicity reflects the awareness that the music - and jazz in particular - is in fact a perpetual challenge, where creativity and intelligence have little value when there is no feeling.



Exibir todos